terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como combater a preguiça na visão de um preguiçoso.

Foto meramente ilustrativa
Caros leitores, podem lhe parecer exagerado, mas a transformação do pensamento em ação é a parte mais difícil para um aventureiro empreendedor. Ao menos foi para mim.

Com tudo, a ação inicial a qual me refiro, não diz respeito a negociar com fornecedores, alugar um bom ponto comercial ou qualquer outra atividade que veremos mais para frente. A ação a qual me refiro, consiste no simples impulso de acordar determinado a produzir alguma coisa referente ao seu sonho, antes que o dia termine.

Não está acreditando? Saiba que é exatamente neste ponto em que a maior parte dos candidatos a empreendedores desistem. Simplesmente não existe energia sinética suficiente para fazer com que eles, os futuros aventureiros, acordem mais cedo para fazer algo de concreto. A mente insiste em sonhar, mas o corpo teima em dizer “Vou deixar para amanha” - “Agora já são 5h da tarde, sábado é melhor” - “Na segunda, sem falta”.

Se você está passando por isso, Calma! Vou lhes contar o que funcionou para mim. Talvez funcione para vocês também. Mas antes vamos entender o que é esta sensação no corpo e esta vontade de ficar deitado o dia todo, que nossos pais e avós chamam de preguiça ou vagabundagem.

“A preguiça pode ser interpretada como aversão ao trabalho, bem como negligência, morosidade e lentidão.
O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços”.


Esta definição da wikipedia é bem objetiva, não deixando muito espaço para questionamento. O único problema  é que ela não foi escrita por um preguiçoso. Sendo assim, não há conhecimento de causa. 


Uma melhor definição para a preguiça, seria “A necessidade que sentimos de nos manter na zona de conforto”. Sim, porque até mesmo na zona de conforto, estamos fazendo atividades que exigem de nosso corpo grande despendimento de energia, Ou vocês pensam que é fácil passar um dia todo em um chat do MSN ou procurando frases legais para postar no Face Book. 


Segundo o Site Helthstatus ( http://www.healthstatus.com/calculate/cbc), 3h ( três horas) de bobeira, sem fazer nadinha de nada, queimam 255 calorias. O mesmo, segundo o site, que correr 10 minutos. Nada mal para um preguiçoso, não? 


Agora que sabemos que somos capazes de gastar grandes quantidades de energia para fazer P@$%! nenhuma, já temos uma boa dica de como transformar pensamento em ação inicial.
Das muitas horas em que você vai destinar a sua energia para atividades na zona de conforto , tente simultaneamente fazer pesquisas sobre o seu futuro empreendimento.


No meu caso especificamente, comecei a pesquisar sobre birosquinhas de cachorro quente enquanto conversava com meus amigos pelo MSN. Entre idas e vindas, terminei conhecendo empresas especificas para atenderem pessoas que queriam montar birosquinhas de cachorro quente como eu.
Conforme eu descobria coisas novas sobre meu futuro empreendimento, mais vontade de pesquisar e aprender eu tinha. Salvei todas as paginas visitadas e já me sentia animado o suficiente para colocar a mão na massa. Tema do meu próximo post...


Ahhh, e as dicas de cima também servem para quem está querendo entrar na academia... :P



Um comentário: