quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dando os primeiros passinhos rumo ao empreendedorismo.


Este é você, dando seus primeiros passos.
Que tipo de negócio abrir? Serei Capaz de ganhar dinheiro? Se você está se fazendo estas perguntas, parabéns. Já foi capaz de sair do óbvio e deu seus primeiros passinhos (gugu dadá) para se tornar um empreendedor. Agora está na hora de tomar sua primeira vacina, e ela é justamente quanto a obviedade e a desinformação.

A única vacina conhecida para estas mazelas, é questionar. Faça da arte de formular perguntas sobre o seu futuro empreendimento uma filosofia.

“Mas está legal,perguntar é bom, mas quem vai tirar minhas duvidas?”

Para a nossa sorte, todas as perguntas cabíveis e inimagináveis já possuem alguma resposta. E a melhor forma de encontrar elas, é através de ajuda profissional.

O SEBRAE (www.sebrae.com.br), possui uma vasta gama de cursos que irão orientar os novos aventureiros empreendedores a começarem seu próprio negócio. Dentre todos os cursos, destaco o “IPGN” ( Iniciando um pequeno grande negócio). O IPGN é a creche da tia Filó para pessoas interessadas em abrir sua própria empresa.

Tive a oportunidade de realizar este curso em 2005, e conto agora a vocês os pontos mais interessantes:

O IPGN é um curso super rápido, de 15 horas. Onde um grupo de pessoas, que não tem a menor ideia de como começar, se reúnem sobre a tutela de um profissional para aprender o BEABÁ.
Se eu disser que não rola uma encheção de linguiça básica, estarei mentindo. Mas tem coisas que fazem o curso valer bastante a pena.

A principal delas são as dinâmicas de grupo, onde você e sua equipe vão criar um projeto para uma empresa. Inventada na hora. Poucos minutos para pensar. A ideia é colocar uma dose de pressão mesmo. Não se pode esquecer detalhes, como uniformes, logos , nomes e produtos a serem vendidos.

Toda aquela vibe de montar um projeto com sua equipe, já da um ânimo na vida real. Mas o melhor ainda estava por vir. Nas ultimas aulas, a turma é surpreendida com uma tarefa que lembra mais o programa “O aprendiz”. Você e sua equipe é desafiada a abrir um negócio de verdade. Sério mesmo, uma empresa para valer.

De alguma forma, a equipe precisaria criar algum produto e por ele a venda, apresentando os resultados na semana seguinte. Alguns compraram canetas para revender, mas nós da “Equipe Cão”, optamos por brigadeiros. Cem brigadeiros foram produzidos e distribuídos entre os membros da equipe. Alguns venderam mais outros menos, mas o mais interessante é que fomos capazes, ainda que por uma semana, de termos nosso próprio negócio.


Háaa, e o que sobrou a gente comeu...


Se na sua cidade não há cursos disponíveis do INPG, rola uma versão online também. Saiba mais clicando no link: INPG

Um comentário: